domingo, 2 de março de 2014

Como resgatar a confiança depois de uma traição?


Roberta nos escreveu:
Tenho 6 anos de casada. Nunca desconfiei do meu marido, mas de uns tempos pra cá ele começou a ficar muito estranho com o celular. Não me deixava ver, apagava o histórico. Um dia fui ver o celular dele e vi várias mensagens de outra mulher. Ele de tanta insistência, disse que havia saído com uma mulher casada mas não tinha se deitado com ela. Disse que se arrependeu e não queria jogar tudo pro alto por causa disso.
No outro dia perguntei se a mulher havia ligado e ele me disse que tinha falado pra ela não procurá-lo que o casamento dele era mais importante. Apagou o número do celular dela, deu uma mudada, está mais carinhoso comigo, começou a voltar o que era no início do casamento. Eu disse que precisaria fazer muito para eu acreditar novamente nele.
O que eu posso fazer para confiar novamente? Desconfio de tudo depois disso, procuro não demonstrar mas dentro de mim isso me corrói. Fico me perguntando, será que ele se arrependeu de verdade ou é uma máscara? Será que eu fiz a coisa certa perdoando? Tinha pensado em desistir, pois não quero viver uma farsa, mas o amo e gostaria que tudo fosse diferente.

Antes de responder, faço uma pergunta para quem está prestes a cometer um ato de traição:

       Você acha que vai valer mesmo a pena?
Veja o que o marido da Roberta trouxe sobre ela e sobre si mesmo. Não importa o quanto eles trabalhem nesse casamento, mesmo que consigam salvá-lo, ele nunca mais será o mesmo. A mancha vai ficar. A pulga vai fixar residência atrás da orelha da Roberta. O marido perderá algum respeito e terá de se esforçar além do normal para se provar para ela. Anos podem passar, mas aquela lembrança será como um fantasma lhes assombrando.
Acorde! Não compensa.
Agora para as Robertas nessa situação.
Confiança depende de dois ingredientes essenciais: transparência e desempenho.

Transparência
Transparência se refere ao livre fluir de informação entre o casal. Nada fica escondido, meias verdades não acontecem, mentirinhas “para evitar o pior” tampouco. Há sinceridade nas informações e também na expressão de pensamentos. Um não precisa ficar pressionando nem investigando o outro, pois a informação é oferecida antecipadamente.
Essa transparência deve se manifestar em tudo entre o casal: ligações telefônicas, acesso ao celular, e-mail e computador, histórico da Internet, uso do dinheiro, viagens, encontros com terceiros na ausência do cônjuge etc. Não deve ser usada para controlar o parceiro, mas como uma prática sadia em um casamento. Enfatizo que isso deve existir entre qualquer casal casado, independente de traição ter acontecido. É claro que isso se torna ainda mais importante depois de uma traição.
Alguns passos a considerar para praticar transparência:
  1. Fale sempre a verdade
  2. Encoraje o outro a falar a verdade através de sua reação equilibrada quando isso acontece, mesmo que a verdade seja desagradável
  3. Deixe que opiniões contrárias sejam expressadas: seja aberto a pontos de vista diferentes que o outro possa ter. Nem todos pensam igual e isso não precisa ser um problema
  4. Tenham conversas desagradáveis: não evite falar de um assunto só porque é difícil
  5. Abra sua mente ouvindo pessoas com autoridade no assunto. Isso ajuda a se informar sobre seus assuntos e que suas opiniões sejam bem fundamentadas em fatos aceitos por pessoas capacitadas — ou seja, não é só você que pensa assim
  6. Admita seus erros

Desempenho
Desempenho se refere à habilidade de demonstrar um bom comportamento. Você não apenas promete mudar, você muda e mostra que mudou. Entenda que após uma traição, levará um tempo para que um novo histórico de desempenho seja construído. Quanto mais tempo você é consistente em seu desempenho mudado, mais confiança será restaurada.
O que traiu a confiança terá de trabalhar em sua transparência e desempenho. O que foi traído terá de trabalhar em colocar essas condições e não aceitar falhas em seu cumprimento — ao passo que procura focar no presente e futuro, sem ficar jogando o passado na cara do outro.
Às vezes um ou ambos precisarão de ajuda externa para lidar com esses desafios.

Encontros de fé e inteligência para casais: Terapia do Amor
Encontre outras ferramentas e vários recursos aqui.



Fonte>>  http://www.renatocardoso.com/blog/2014/02/26/como-resgatar-a-confianca-depois-de-uma-traicao/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails