Como evolui o sono e o despertar da criança nas diferentes idades.
1ª semana de vida - cerca de 8 horas de sono noturno, podendo ocorrer vários despertares para mamadas e 4 períodos de mais ou menos 2 horas de sono durante o dia.
1º mês - 9 horas de sono à noite com 3 períodos de cerca de 3 horas de sono diurno. A medida que a criança vai crescendo e desenvolvendo-se, o peíodo de sono noturno tende a aumentar, mantendo cerca de 2 a 3 despertares noturnos que são normais durante o primeiro ano de vida da criança, e o sono diurno tende a diminuir até que no 6º mês espera-se 2 períodos de sono durannte o dia com duração em torno de 2 horas.
Ao fim do 1º ano de vida a criança dorme cerca de 10 horas durante a noite e tem 2 períodos de sono durante o dia. A partir dessa idade a criança pode começar a manifestar preferência por apenas um período de sono que pode ocorrer no turno da manhã ou da tarde.
O bebê vai desenvolvendo-se e ficando mais atento e curioso, tornando-se mais resistente ao sono. Ele já entende e conhece objetos e pessoas. É um ser social e gosta de participar do movimento da casa. Mantenha hábitos e horários regulares para a alimentação e o sono.
Até os 4 anos de idade a criança geralmente dorme em um dos períodos do dia, embora em muitos casos este sono seja curto. A partir desta idade a criança passa a dormir durante a noite, sem despertares habituais. O sono deve ter a duração de 11 a 12 horas. Evite luzes acesas no quarto. Durante a noite ocorre a maior parte da produção de substâncias no organismo que proporcionarão o crescimento adequado da sua criança.
A duração do sono noturno tende a diminuir gradativamente com a idade, até que chega a 10 horas e meia por volta de 7 anos de idade; 10 horas aos 9 anos de idade; 9 horas e meia aos 11 anos de idade. Aos 14 anos deseja-se que durma 9 horas por noite.
Atenção! Nesta idade as criançasjá querem dormir mais tarde e já têm alguma autonomia. Ficam sozinhos e têm quartos às vezes individuais o que dificulta a supervisão. Mas esteja sempre próximo do seu filho ou filha, orientando-os de forma adequada.
Dormir bem é saudável. Ajuda no crescimento. Melhora o rendimento escolar.
Nenhuma dessas orientações substitui a consulta médica. Na dúvida procure o pediatra do seu filho ou filha. Ele é o profissional da sua confiança e a pessoa escolhida para orientar-lhe adequadamente.
Fonte>:Dra Débora Pontes - pediatra www.deborapontes.site.med.br
1 comentários:
Olá Cris!
Aqui em casa procuramos colocar sempre cedo nossa pequena pra dormir, às vezes ela não quer, ms depois que está na cama, logo pega no sono...rsrs.
Beijos.
Postar um comentário